Local e Data
A 5ª CFPLP terá lugar no auditório principal (C1) do Departamento de Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra de 8 a 10 de setembro de 2024.
Morada: Departamento de Física, Rua Larga, pólo 1, Universidade de Coimbra,
P-3004 516 Coimbra
Coordenadas GPS: 40.207844, -8.424558
Universidade de Coimbra
A Universidade de Coimbra é a universidade mais antiga de Portugal e uma das mais antigas da Europa, tendo sido fundada em 1290. O seu campus remonta ao século XVI e faz parte do Património Mundial da UNESCO. Esta classificação foi atribuída pelo seu papel central na produção de conhecimento e difusão da cultura em língua portuguesa no mundo, bem como pelo valor universal do seu campus, que é composto, atualmente, por três polos universitários. O conjunto classificado pela UNESCO é consituído por 32 edifícios divididos em dois núcleos: Alta e Sofia . Estes edifícios são de diferentes estilos arquitetónicos, refletindo diferentes reformas educacionais.
No Paço das Escolas, principal e mais antigo conjunto edificado da Universidade de Coimbra, viveu D. Afonso Henriques, o primeiro rei de Portugal. Aí encontra-se a "sala dos grandes atos" universitários, uma capela, uma prisão, uma antiga biblioteca com uma colónia de morcegos que guarda mais de 56 mil livros e uma primeira edição dos Lusíadas, e o relógio da torre com sinos que na gíria estudantil" tem a designação de "Cabra", tocando para marcar o início e fim das aulas diárias.
Paço das Escolas, Universidade de Coimbra, @créditos fotográficos: Joaquim Alves Gaspar
O que ver em Coimbra
Museu Nacional Machado de Castro
Museu construído sobre um criptoportal romano aberto ao público, e que oferece uma esplanada com uma bela vista sobre o centro da cidade.
Sé Velha
Uma das mais antigas catedrais românicas portuguesas, construída no séc XII.
Mosteiro de S. Cruz
Fundado em 1131, e onde se encontra sepultado o 1º Rei de Portugal, D. Afonso Henriques.
@créditos fotográficos: Carlos Luís da Cruz
Mosteiro de Santa Clara a Velha
Antigo mosteiro que durante séculos foi periodicamente inundado pelas águas do rio Mondego e que hoje em dia se constitui como núcleo museológico.
@créditos fotográficos: Carlos Luís da Cruz
Repúblicas
Ao passear entre as ruas estreitas que vão da Universidade à baixa de Coimbra, poderá encontrar as "Repúblicas" , residências de estudantes que se destacam pelas suas designações criativas e decorações das fachadas. Alguns exemplos são a República dos Kágados e a República dos Práticos-kis-tão.
@créditos fotográficos: Chris Amies
Ainda a visitar...
Jardim Botânico de Coimbra
Fundado em 1772, com 13,5 hectares de área, localizado muito próximo do Departamento de Física da Universidade de Coimbra, na Calçada Martim de Freitas junto ao Aqueduto de S. Sebastião. Este jardim, com uma grande variedade de plantas e árvores exóticas e estufas, é atravessado por um caminho que liga a Universidade à baixa de Coimbra, junto ao rio Mondego.
créditos fotográficos: Vítor Oliveira
Mata Nacional do Choupal
É uma das principais áreas verdes da cidade, com 79ha onde nidifica uma das maiores colónias urbanas de milhafres pretos (Milvus migrans). Muitos poemas e letras de fado de Coimbra foram inspirados nesta mata.
@créditos fotográficos: Carlos Cunha